Translate

terça-feira, 15 de março de 2016

Esta sheikha rompe todos os estereótipos da mulher do Oriente Médio

Nosso mundo está repleto de mulheres verdadeiramente dignas de admiração. Uma destas mulheres é a Sheikha Mozah (sua Majestade a Sheikha Mozah bint Nasser al-Missned), uma das três mulheres do ex-emir do Qatar. Ela tem 56 anos e já é considerada uma lenda viva.Mozah é tida como a ’eminência parda’ do Qatar, ou seja, alguém capaz de influenciar um governante mesmo sem ter um cargo de comando. Graças a sua influência, o atual emir do Qatar, Tamim bin Hammad Al-Thani, filho da sheikha, herdou o trono apesar de não ser o filho mais velho do antigo emir, contrariando os costumes. Hoje, ele governa o país e é o monarca mais jovem do mundo.A modernização do Qatar e os avanços em relação ao mundo ocidental também são considerados obras da sheikha Mozah. Ela tem até um perfil no Instagram, onde publica diversas fotos regularmente. Os amantes da moda em todo o Planeta também a admiram, graças ao seu estilo único.
Apesar de ser uma das três esposas do ex-emir, ela foi considerada durante anos a primeira-dama do país e uma das mulheres mais poderosas do mundo árabe, algo que foi reconhecido até mesmo pela revista Forbes. Mozah é também embaixadora especial da Unesco e ajuda a desenvolver a educação em nível médio e superior.



Esta perspicaz e inteligente mulher alcançou uma posição única no Qatar e fora do país. Formada em Sociologia pela Universidade do Qatar e dona de títulos em várias universidades norte-americanas, a Sheikha Mozah entende muito de política interna e externa, e desempenha nelas um importante papel.



Diferentemente de parte das esposas de governantes árabes, a Sheikha Mozah viaja muito e sempre acompanhou seu marido em visitas oficiais. Como vice-presidente do Conselho Superior de Educação, ela atraiu investimentos de milhões de dólares para o Parque de Ciência e Tecnologia do Qatar, que tem tudo para se transformar no novo Vale do Silício.


Sem comentários: